A Fecomércio-Ce e o Conselho Regional de Economia (Corecon-Ce), em parceria, divulgam a trigésima segunda edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE). A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período julho-agosto as expectativas de 92 especialistas em economia. A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

A pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE) revela, na sua trigésima segunda edição, que ocorreu uma redução no número de variáveis econômicas analisadas com pessimismo, de sete para três. Enquanto o índice de percepção geral apresenta neutralidade (100,2 pontos) e o índice de percepção futura registra pequeno
otimismo (108,1 pontos) dos analistas consultados em relação ao quadro econômico nacional, o índice de percepção presente permanece na zona do pessimismo (92,3 pontos). Os resultados da pesquisa revelam, de uma maneira geral, que ocorreu uma redução na percepção pessimista sobre a dinâmica macroeconômica do país.

CONFIRA A PESQUISA