Uma Nota ao Governador do Estado Elmano de Freitas

 

“Nunca cedas exceto a convicções de honra e bom senso.”
(Winston Churchill)

 

Essa frase atribuída ao ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Sr Winston Churchill, nos parece adequada ao recente anúncio do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, sobre extinguir o FESF – Fundo  Estadual de Sustentabilidade Fiscal, que indiretamente reduziria incentivos fiscais anteriormente pactuados com o setor privado, gerando uma forte insegurança jurídica para o Estado. Foi, sem dúvida, uma decisão acertada, equilibrada e de muita sensatez, diante das perspectivas de crescimento econômico para o Ceará, em 2023.

Nada mais honrado, por parte de um gestor público, do que reconhecer a importância dos seus empreendedores e da necessidade de rever posições desalinhadas com as melhores práticas econômicas e sociais. A geração de emprego e renda passa necessariamente por um setor industrial robusto e engajado com as políticas de desenvolvimento para o Estado. Ficou claro que os diálogos estabelecidos entre o setor produtivo e o Governo do Estado do Ceará tiveram um ponto em comum bastante sólido: O melhor para o povo cearense.

Neste sentido, parabenizamos o Senhor Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, o Senhor Secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, e o Presidente da Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, pela excepcional construção de uma solução viável para todos.

Ratificamos que no atual cenário econômico do Brasil e do Ceará, o aumento de carga tributária junto ao setor produtivo traria queda na atividade econômica, diminuição do emprego e consequentemente, uma menor arrecadação, incorrendo no inverso do objetivo inicial.

 

“Prefiro ver as finanças menos arrogantes e indústria com mais
capacidade.”

(Winston Churchill)

 

Igor Macedo de Lucena
Presidente do CORECON-Ce