Considerado o “Oscar” do mundo das finanças, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-Ce) realiza no dia 23 de novembro, no Hotel Gran Marquise, a 6ª edição do Prêmio O Equilibrista.

Participam da votação os executivos associados ao Ibef Ceará, que, em dois turnos, elegem nomes merecedores da homenagem dentro dos critérios técnicos pré-estabelecidos. Para o segundo turno da votação, os mesmos associados ao Instituto nomeiam o ganhador, que receberá a premiação no dia da cerimônia.

Para 2016, três executivos são indicados por seu desempenho profissional e competência administrativa: Afrânio Barreira (Coco Bambu), Cândido Pinheiro (Hapvida) e João Carlos Paes Mendonça (RioMar). O evento também premia o destaque em Empresa Padrão 2016 que, na votação, não possui lista, ganha a instituição mais citada. Nesta edição, o Hapvida conquistou o maior número de votos e foi consequentemente eleita Empresa Padrão 2016.

Toda a votação é auditada pela empresa KPMG, que se responsabiliza por apurar e informar ao Instituto os vencedores.

Sobre os indicados

Afrânio Barreira

Cearense, 58 anos e engenheiro civil, era dono de uma construtora, mas por influência da esposa entrou no ramo de alimentação e fundaram, juntos, o restaurante cearense especializado em frutos do mar, Coco Bambu, em 2001, com a ajuda dos sócios Eugênio Vieira e Décio Rolim. Ao todo são 15 unidades em onze estados e em breve lançará mais 5, entre elas a de Miami, nos Estados Unidos.

Cândido Pinheiro

Cearense, médico oncologista, 70 anos, fundador e controlador da Hapvida Saúde, que com 36 anos de história e uma estratégia balizada na verticalização dos serviços médico-hospitalares, atende atualmente 3 milhões de clientes em todo o território nacional.

Hoje, o Hapvida é a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste, com a maior rede de atendimento próprio das regiões, uma das duas maiores operadoras com capital próprio e genuinamente nacional e a terceira maior do País, em número de beneficiários. Atualmente, são 16.500 colaboradores diretos envolvidos na operação de 20 hospitais próprios, 71 clínicas médicas, 16 Prontos Atendimentos, 61 centros de diagnóstico por imagem e 57 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

João Carlos Paes Mendonça

Sergipano, 78 anos, o empresário começou aos 9 anos, ajudando o pai, Pedro, a erguer o que hoje é o Grupo JCPM, que completa 81 anos em 2016. Seus negócios envolvem empreendimentos imobiliários, veículos de comunicação e  shopping centers. Atualmente usa seu conhecimento para construir uma vigorosa rede de shopping centers. Atualmente, sua maior aposta está na capital cearense, com o lançamento de mais um complexo de compras e torre de escritórios, batizado de RioMar Presidente Kennedy. O projeto vai consumir R$ 480 milhões. Outros R$ 160 milhões serão gastos na ampliação do RioMar Aracaju e do Salvador Norte Shopping.

Sobre o prêmio

O Equilibrista foi criado em 1984 e é representado por uma escultura em bronze criada pelo artista plástico Osni Branco. O troféu traduz o perfil de um executivo de sucesso. Braços abertos com as mãos espalmadas em forma de um ideograma chinês, cujo significado é amigo. O pé dando um passo significa que o caminho deve ser seguido e o homem em cima de uma moeda lembra a sua profissão e mostra que ele também é responsável pelo sucesso e fracasso de toda a estrutura.

No Estado, já foram contemplados os empresários Beto Studart, da BS Participações (2010); Deusmar Queirós, do Grupo Pague Menos (2011); e Ednilton Gomes Soárez, das Instituições Educacionais 7 de Setembro (2012) e Fernando Cirino, do Grupo Edson Queiroz. Com o título Empresa Padrão já foram agraciadas: M. Dias Branco (2010), Rede de Farmácias Pague Menos (2011) e Grupo Ypióca (2012), Grupo Marquise (2013) e Grupo Edson Queiroz (2014).

Fonte: Site do IBEF