Economista Demartone Coelho, Candice Graziani (Unifor), jornalista Regina Carvalho, deputado Sérgio Aguiar, Lauro Chaves (Corecon) e economista Edilson Sarriune
O Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) prestou condecorações na noite de ontem, em sessão solene no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa, a protagonistas da economia cearense. Na ocasião, recebeu homenagem póstuma o falecido chanceler Airton Queiroz, representado pela diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da (Unifor), Candice Graziani.
“É uma honra imensa receber essa homenagem em nome do Dr. Airton, que foi uma grande personalidade cearense. Merece toda a deferência e todo o reconhecimento. Era um economista por formação, e o prêmio é absolutamente merecido, em função do legado que ele deixa, especialmente através da Unifor, para a economia cearense”, disse ela.
Airton Queiroz foi agraciado com o título de “Destaque Econômico 2017”, em alusão às celebrações do Corecon-CE para o Dia do Economista, comemorado no dia 13 de agosto. Falecido no último dia 2 de julho, aos 70 anos, Airton Queiroz era formado em Ciências Econômicas, tendo iniciado a graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e concluído o bacharelado na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1970. À frente do Grupo Edson Queiroz (GEQ), ele valorizou a inovação, o conhecimento e a cultura. Sob a sua direção, a Unifor se tornou a única instituição do Norte e Nordeste entre as 20 melhores universidades particulares do País.
Também receberam a comenda “Destaque Econômico 2017” os economistas cearenses Edilson Azim Sarriune e José Nelson Bessa Maia, que esteve representado na sessão pelo economista Demartone Coelho Botelho.
Mudanças
Ao ler discurso elaborado por Maia, Botelho destacou que o Ceará “precisa de uma estratégia ousada de reestruturação de sua base econômica para alavancar as exportações, precisa reativar sua agroindústria, o agronegócio de frutas e flores”.
Já Sarriune enfatizou a importância do profissional de economia diante das dificuldades que a atual crise apresenta. “Os economistas têm o papel de definir os rumos do déficit fiscal”, citou.
Redução das desigualdades
O presidente do Corecon-CE, Lauro Chaves Neto, destacou a importância que os homenageados têm na promoção do desenvolvimento econômico do Estado, em consonância com o tema das comemorações do Dia do Economista: “Desigualdades Sociais: Como Reduzi-las?”.
“Hoje (ontem), são homenageados três economistas e uma jornalista que prestaram relevantes serviços, contribuindo para o debate e o desenvolvimento econômico, que são grandes ferramentas para a redução das desigualdades sociais”, sintetizou.
Jornalismo
O título “Destaque Jornalismo Econômico” foi concedido à jornalista Regina Carvalho, editora da Área de Economia do jornal Diário do Nordeste. Regina está à frente do caderno Negócios há mais de 20 anos e também assina a coluna Bolso & Cia.
“Agradeço a homenagem que o Conselho Regional de Economia me confere. É algo de muito significativo vindo de uma entidade tão representativa para quem trabalha com jornalismo especializado na área econômica”, afirmou ela.
Entre os dias 14 e 23 deste mês, ainda em comemoração ao Dia do Economista, o Corecon-CE promoverá ciclos de debates nas instituições de ensino superior do Ceará que ofertam o curso de Ciências Econômicas, incluindo a Unifor. As discussões se darão em torno da redução da desigualdade social.