Solenidade será realizada hoje e integra as comemorações que estão sendo realizadas pelo Dia do Economista.

O economista Airton Queiroz será homenageado pelo Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) na noite desta quinta-feira (3), em sessão solene que ocorrerá no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará, às 19 horas. A homenagem póstuma, que concederá ao falecido chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor) o título de “Destaque Econômico 2017”, marca as atividades realizadas pelo Corecon-CE em comemoração ao Dia do Economista, celebrado em 13 de agosto.

Airton Queiroz, que faleceu no último dia 2 de julho, aos 70 anos, era formado em Ciências Econômicas, tendo iniciado a graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e concluído o bacharelado na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1970. À frente do Grupo Edson Queiroz (GEQ), valorizou a inovação, o conhecimento e a cultura, contribuindo com o crescimento das empresas do GEQ e, consequentemente, para a geração de emprego e renda no Ceará. Sob a sua direção, a Unifor passou a ser a única instituição do Norte e Nordeste a figurar entre as 20 melhores universidades particulares do País.

“Ele teve um papel fundamental na economia cearense, liderando o Grupo Edson Queiroz sempre com muito empreendedorismo e inovação. Além disso, no campo da educação, transformou a Unifor em referencial de ensino e pesquisa. E incentivou, como ninguém, a cultura e arte no Ceará. Tudo isso contribuiu e vem contribuindo para a redução das desigualdades sociais no Estado”, afirma o presidente do Corecon, Lauro Chaves Neto.

Outros agraciados

Também receberão a comenda “Destaque Econômico 2017” os economistas cearenses Edilson Azin Sarriune e José Nelson Bessa Maia. Até o próximo dia 13, na comemoração do Dia do Economista, o Corecon promoverá ciclos de debates nas instituições de ensino superior do Ceará que ofertam o curso de Ciências Econômicas, incluindo a Unifor. O tema deste ano é “Desigualdades sociais: como reduzi-las”.

Jornalismo

Além de homenagear economistas, o Corecon-CE também concederá o título “Destaque Jornalismo Econômico” à jornalista Regina Carvalho, editora da Área de Economia do jornal Diário do Nordeste. Graduada em Comunicação Social pela UFC em 1986 e com formações complementares em Economia, está à frente do caderno Negócios há mais de 20 anos. Regina também assina a coluna Bolso & Cia.

Lauro Chaves Neto observa a evolução do caderno Negócios ao longo dos anos, destacando a contribuição de Regina. “O caderno é referência para economistas, estudantes e empresários, pois consegue mesclar, de forma muito eficiente, assuntos locais, nacionais e internacionais”, afirma. Para Regina Carvalho, apesar de ser individual, a homenagem revela o esforço coletivo dos profissionais que passaram pelo caderno Negócios durante essas duas décadas e da atual equipe. “Fico honrada com o reconhecimento do Corecon-CE. É uma sensação de dever cumprido, diante da responsabilidade que temos com a sociedade”, ressalta.

Mais informações:

A sessão solene do Corecon-CE em homenagem ao Dia do Economista será realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, às 19 horas desta quinta-feira (3)


egidio-serpa

EGÍDIO SERPA

Homenagem

Hoje, às 19 horas, a Assembleia Legislativa promoverá sessão solene para homenagear – pelo Dia do Economista – o economista Airton Queiroz, falecido chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), e seus colegas Edilson Azin e José Nelson Maia, além da jornalista Regina Carvalho, editora de Negócios do Diário do Nordeste, que tem curso de especialização em economia no Caen da UFC. O Poder Legislativo cearense acertou em cheio na escolha dos economistas que neste ano recebem a homenagem.