Dando continuidade às publicações gratuitas com temas sobre economia a partir de palestras realizadas no XXXI ENE – Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste, ocorrido em agosto, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, o Corecon traz essa semana, o tema “Cadeia do agronegócio”, com Renato Conchon, coordenador econômico do CNA, que apresentou o PIB do agronegócio e as cadeias agroalimentares sustentáveis.

“Em 2021, comparado a 2020, houve crescimento de 8,4% do segmento. A variação mensal mostra que o setor está exposto à sazonalidade, como clima, por exemplo”, destaca o especialista.

Além disso, o painel também debateu “Agricultura familiar e agroecologia”, com Joacir de Aquino. “Temos que entender que quando falamos de agricultura familiar é um setor expressivo no mundo todo. 90% dos estabelecimentos rurais do mundo são de agricultores familiares, pois isso tem papel importante na geração de renda, disse.

Também falou sobre o tema Alexandre Sampaio, do DIEESE. “Os dados têm mostrado que muitas pessoas passam fome no Brasil, muito embora a taxa de desemprego tenha caído”, lembrou ao mostrar o orçamento da agricultura familiar. O professor da UFPR/PR e economista Nilson Maciel de Paula, falou sobre “Segurança alimentar”. “Quem tem fome não tem voz porque não está organizado para fazer a sua voz ser ouvida. Falar de fome soa estranho como se fosse normal e não é. Estamos vivendo uma tragédia humanitária em meio ao modelo econômico destruidor”, ponderou.

Ao final das publicações, o Corecon-CE enviará o documentos para o Simpósio Nacional dos Conselho de Economia, onde o papel do sistema Confecon e Conrecons serão discutido na superação de crise e retomada do desenvolvimento.