O Conselho Federal de Economia (Cofecon) lançou o projeto Desafio Quero Ser Economista, que é voltado a estudantes de ensino médio e tem o objetivo de mostrar a profissão de economista e explicar a atuação desses profissionais no mercado de trabalho.

O #Desafio é um jogo que acontecerá na página “Quero ser economista”, no Facebook. Os participantes responderão a perguntas sobre escolas de pensamento econômico, economistas famosos e conceitos da área. Mas tudo isso de uma forma muito divertida, por meio de enigmas, vídeos interativos e desafiadoras “missões”.

Nesse jogo, todos ganham conhecimento e informações muito importantes que podem ajudar na escolha da futura profissão. Além disso, os três primeiros colocados ganham, respectivamente, um notebook, um smartphone e um tablet. A competição acontecerá de 26/09/2016 a 31/10/2016.

Inscrições e outras informações: http://cofecon.org.br/desafio/

O PROJETO

                O Ensino Médio é aquela fase em que todo aluno já está pensando no seu futuro. Qual carreira seguir? Quais são as minhas vocações? Qual profissão me deixaria realizado? Estas são algumas das dúvidas mais comuns que pairam sobre a cabeça dos jovens estudantes.

                Com o objetivo de introduzir conceitos econômicos básicos ao campo de conhecimento de alunos do Ensino Médio, a fim de esclarecer a profissão de economista e a atuação desses profissionais no mercado de trabalho, o Cofecon lança o Desafio Quero Ser Economista.

                O Facebook será o cenário de uma competição inédita. Para jogar, é muito simples. Todo o Desafio acontecerá pela página https://www.facebook.com/querosereconomista. Os participantes responderão a perguntas sobre escolas de pensamento econômico, economistas famosos e conceitos da área. Mas tudo isso de uma forma muito divertida, por meio de enigmas, vídeos interativos e desafiadoras “missões”.

Nesse jogo, todos ganham conhecimento e informações muito importantes que podem ajudar na escolha da futura profissão. Além disso, os três melhores colocados ganharão ótimos prêmios: um notebook, um smartphone e um tablet, respectivamente.

                “O Desafio é uma forma de mostrar aos alunos de Ensino Médio alguns dos principais aspectos da carreira de um economista. O que esse profissional faz? Com o que ele trabalha? Para que ele serve? Essa competição procura responder essas questões e envolver os estudantes com o universo da economia de uma maneira dinâmica. É um jogo feito para jovens, dentro da linguagem deles e na plataforma onde eles estão”, explica Denise Kassama, coordenadora da Comissão Organizadora do Desafio.

                A competição acontecerá de 26/09/2016 a 31/10/2016. Para se inscrever também é muito simples, basta preencher um formulário online. Para concorrer aos prêmios é necessário que o estudante esteja cursando o Ensino Médio em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

A COMPETIÇÃO

                O #Desafio terá a duração de cinco semanas. O jogo acontecerá de segunda a sexta, com uma postagem por dia, obedecendo o seguinte modelo:

Segunda e quarta:”Vídeo”;

Terça e quinta: “Curte ou ama”;

Sexta:”Missão”.

                Os vídeos serão gravados por economistas que abordarão temas como a sua motivação pessoal ao escolher a profissão, a função do profissional e as oportunidades do mercado de trabalho. Esses vídeos serão postados na página junto com uma pergunta correlativa e três alternativas de resposta (A, B e C). Os competidores deverão responder à questão postando nos comentários sua escolha. Aqueles que acertarem, ganham 20 pontos.

                O “curte ou ama” é um tipo de enigma. Postamos um pequeno texto relativo a alguma escola de pensamento ou economista famoso, por exemplo, mas sem dizer sobre o quê ou quem se trata. Damos duas opções de resposta. Quem acredita ser a primeira opção, curte; quem acredita ser a outra, ama. Ou seja, os competidores responderão por meio das “reações” que o Facebook permite. Aqueles que acertarem, ganham 10 pontos.

                As missões serão lançadas às sextas-feiras e os participantes terão até meio-dia (12h) de segunda-feira para cumpri-las. A missão pode ser tirar uma foto com determinado tema; escrever um pequeno texto sobre algum assunto; entre outros. Aqueles que cumprirem a atividade no tempo estipulado ganham 40 pontos.

                Essa dinâmica acontecerá por quatro semanas. Na quarta semana de competição, na sexta-feira – dia de missão -, os participantes serão desafiados a gravarem vídeos falando sobre o porquê querem ser economistas e nos enviarem por e-mail até meio-dia (12h) de segunda-feira. Aqueles que cumprirem a atividade no tempo estipulado, ganham 40 pontos.

                Na quinta – e última – semana de competição, não haverá mais perguntas ou desafios. Postaremos de segunda a sexta todos os vídeos recebidos dos competidores. Cada curtida (ou reação) que o vídeo receber, até as 12h da segunda-feira conseguinte, valerá um ponto para o participante autor do vídeo.

                Ao final, ganha quem somar mais pontos. Os três primeiros colocados serão premiados, com notebook, smartphone e tablet, respectivamente.