A Fecomércio-Ce e o Conselho Regional de Economia (Corecon-Ce), em parceria, divulgam a vigésima sexta edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE). A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período julho-agosto as expectativas de 131 especialistas em economia. A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Os analistas revelaram otimismo em apenas duas das nove variáveis investigadas: evolução do PIB (105,8 pontos) e oferta de crédito (105,3 pontos).

Os analistas mostraram pessimismo em sete variáveis: cenário internacional (96,2 pontos), nível de emprego (88,5 pontos), taxa de juros (78,4 pontos), taxa de inflação (65,9 pontos), gastos públicos (57,2 pontos), salários reais (55,3 pontos) e taxa de câmbio (38,0 pontos), que assim como na pesquisa anterior apresentou a menor pontuação entre as nove variáveis.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa