O Conselho Federal de Economia (Cofecon) alerta para tentativas de golpe com o oferecimento de serviços de emissão de Certificado de Viabilidade Econômica (CVE) junto aos Conselhos Regionais de Economia (Corecons), mediante o pagamento de taxa.

A prática consiste no oferecimento de empréstimos financeiros condicionados à apresentação do CVE, documento que não existe nas Normas do Sistema Cofecon/Corecons.

Esclarecemos que o economista é o profissional habilitado para realizar Estudo de Viabilidade Econômica (EVE), mediante a emissão do competente laudo, sem qualquer tipo de chancela ou utilização da logomarca dos Corecons em tal documento.

Nesse sentido, é importante que todos estejam atentos às propostas recebidas por SMS, WhatsApp, e-mail, redes sociais e chamada de voz. Não forneça dados pessoais (como nome completo, CPF, identidade, endereço) em resposta às propagandas. Em caso de dúvida, entre em contato com o Corecon de seu Estado ou com o Conselho Federal de Economia por meio do e-mail cofecon@cofecon.org.br.