O COFECON, entidade representativa dos Economistas no Brasil, diante da decisão judicial proferida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, através da qual determinou a retirada de notícia do portal “O Antagonista”, e também da Revista Crusoé, vem manifestar incondicional defesa do princípio constitucional da Liberdade de Expressão e Manifestação. A imprensa livre é um elemento indispensável ao estado democrático de direito, materializando-se na capacidade do indivíduo de publicar e dispor de informações através dos meios de comunicação em massa, sem a interferência do estado.


O estado democrático de direito é um dos eixos fundamentais para a melhoria da confiança dos agentes econômicos, para a retomada dos investimentos e para a aceleração da taxa de crescimento, necessários à redução dos níveis alarmantes de desemprego com os quais convivemos hoje em nosso país.


Nesse cenário, registra-se o inconformismo dos economistas brasileiros diante da atitude ilegítima e inconstitucional, conforme manifestou a Procuradora Geral da República, de um membro da mais alta Corte de Justiça no Brasil, na esperança de que a decisão seja, o mais rápido possível, revogada.


Devemos destacar que, assim como a censura aos meios de comunicação é incompatível com os princípios da democracia, também o são os ataques sorrateiros às instituições basilares da República Brasileira. As críticas eventuais a ministros do STF não podem servir de motivo para minimizarmos a importância do equilíbrio dos Poderes no país.